segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Restauro de Mesa de Madeira

Finalmente.......
Depois de muitas horas de trabalho, muitas mesmo, finalmente temos mesa e ficou um show...
Na minha opinião, claro.....
Esta mesa maravilhosa estava condenada a ir para o lixo, aliás já estava na rua há muito tempo, o que fez com que ela ficasse num estado bem mais lastimável, mas nada que não pudesse reparar.
Ora então cá vai, antes era assim:


Muito potencial, não acham?



Depois ficou assim.....



E por fim assim...







Gostaram? Eu acho linda.....
Para verem o passo-a-passo cliquem






O que mais me fascinou nesta mesa foram estes "buracos" que brevemente vão ser preenchidos por gavetas!



A parte que estava em pior estado era mesmo o tampo...


Até buracos tinha...



Enfim, mesmo muito maltratada.....
Para ver o passo-a-passo clique




Então comecei por pincelar decapante em todo o tampo....



Para depois o raspar todo....



Muito aconteceu até chegar aqui, mas não vos vou chatear com tanto... Fiquem com a ideia que a mesa foi toda decapada e lixada.... depois virei-a de pernas pra cima e também lixei tudo por baixo...


Esta posição era ideal para colar o tampo, porque assim a cola escorria pra dentro do tampo e com um grampo apertei bem para secar sem descolar...



Aproveitei a posição e o tempo que tinha que esperar enquanto a cola secava, para pintar a parte de baixo com uma tintura "carvalho rustico"!!



Lá a voltei outra vez e continuei a colar o tampo, agora do outro lado e aproveitei para pintar tudo o resto menos o tampo, porque tinha arrancado as vistas que tinha à volta e tive que mandar fazer novas...



Finalmente as vistas estavam prontas e tiveram que ser pregadas com pregos, só com cola não seguravam.
Também foi um trabalhão porque os cantos não batiam certos e tive que endireitar com uma serra e muito betume e no fim até que ficou bom....



Até parecem bem direitinhos... ;)



E finalmente o tampo também foi pintado... e ficou assim....
Mas a minha ideia era outra e apesar de achar que me ia arrepender decidi continuar com a ideia inicial...



E quase que desisti com tanto trabalho.... pintei a parte de baixo de branco, uma pátina própria para ficar um efeito "empoado", mas nunca pensei que desse tanto trabalho....
Então tive que lixar a mesa toda mais uma vez, só que desta vez foi com todos os recursos, nunca tinha usado tantas lixas, fiquei sem nenhuma em casa e tive que recorrer à lixadeira eletrica... Também pintei o tampo e lixei... e quando tudo estava pronto, a mesa foi todo passada com um paninho húmido e envernisada e ficou assim:





Apesar do estado em que se encontrava o tampo até que ficou bem bonitinho...



Um pormenor de lado.... faltam as gavetinhas....





E pronto.....finalmente pronta e em casa.... ainda me estou a habituar a ela, a outra era bem mais pequena, mas adoroooo.....


3 comentários:

  1. Deu muito trabalho, mas ficou linda! parabéns
    Andreia
    artedacaixa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Estou adorando tudo q estou vendo em seu blog! essa restauração então MARAVILHOSA!

    ResponderEliminar